Os feijões são grãos ricos em fibras, proteínas e minerais, base da cozinha brasileira. Os feijões estão em pratos clássicos como feijoada, tropeiro e caldinhos.
A melhor época dos feijões é o ano todo, já que a versão seca sempre está disponível. Frescos, aparecem mais no verão e início do outono, direto da colheita.
Vale sim comprar feijões orgânicos, pois são livres de agrotóxicos e conservam melhor o sabor. Mas se não couber no bolso, os comuns também são nutritivos.
Os benefícios dos feijões para a saúde incluem proteínas vegetais, ferro, fibras que regulam o intestino, controle de glicemia e saciedade prolongada no dia a dia.
Os feijões secos devem ser guardados em potes herméticos, em local fresco. Já os cozidos podem ser congelados em porções por até 3 meses.
Para escolher feijões, prefira grãos limpos, de cor uniforme e sem sinais de mofo ou insetos. Quanto mais novos, mais rápido cozinham e ficam macios.
Os feijões devem ser deixados de molho por 8h, o que reduz gases e facilita o cozimento. Depois, podem ser usados em caldos, feijoadas, saladas e até hambúrgueres vegetais.
Será que feijão dá força extra?
Muitos cresceram ouvindo que feijão dá força quase de super-herói. Força de voar não dá, mas energia e nutrientes para aguentar o dia inteiro, isso sim.
Os 7 tipos de feijão mais conhecidos são carioca, preto, fradinho, jalo, vermelho, branco e manteiga, cada um com sabor e textura próprios.
A resposta para quais são os melhores feijões é que depende da receita. O feijão preto é estrela da feijoada, o carioca do dia a dia e o fradinho no acarajé.
A diferença entre os feijões está na cor, textura e sabor. Alguns são mais cremosos, outros firmes, ideais para sopas, ensopados ou pratos típicos regionais.
Sim, feijão é fonte de proteína vegetal, além de ferro, fibras e minerais. O feijão é um aliado para quem busca energia e saciedade saudável.
A resposta para se feijão dá gases é sim, mas deixar de molho e trocar a água antes do cozimento reduz bastante esse efeito.
O melhor tipo de feijão para comer no dia a dia é o que se adapta ao seu gosto e rotina, mas o carioca e o preto são os mais comuns e nutritivos.